Sistema de produção - Lean manufactoring
Sistema de produção
Tipos de
sistema de produção são:
Sistema de produção contínua -
linha produção contínua, que busca produzir o maior número de produtos no
menor tempo possível, sem interrupções ou pausas. Ex - refinarias de petróleo e
instalações de geração de energia.
Produção
em massa - Volume produzido é maior que o lote
porem com variedade reduzida . Montadora de carro .
Sistema
de produção bateladas ou em lote - produz por lotes,
seguindo a demanda da previsão de vendas ou por encomendas realizadas por seus
clientes. Temos variedade de produtos em quantidades relativamente
pequenas . Alimentos congelados
Produção
para grandes projetos ou Job shop ou produção em oficina -
trabalho é feito de forma totalmente personalizada. atender as
necessidades dos clientes. produção de uma grande variedade de
produtos sendo cada um deles produzido em pequenas quantidades.
Exemplo construtora de prédios
Classificação
dos processos de produção de serviços
Serviços profissionais: baixo
volume e alta variedade- personalizado. Tempo maior de
processamento, alto grau de contato. Comparando com o Job shop da manufatura,
nenhum serviço prestado será igual a outro. Exemplos: consultores,
advogados, médicos, etc.
Lojas de serviço: maior
volume que o serviço profissional, e o grau de personalização do serviço
oferecido é mais limitado. Exemplos: hotéis, bancos
Serviço de massa: baixa
diferenciação e processa grande quantidade de materiais, pessoas ou informações. Tempo
de contato é limitado , clientes demandam mais agilidade do que customização. A
divisão do trabalho é mais bem definida e o pessoal de linha de frente
necessita de menos treinamento, se comparado aos demais tipos de processo de
serviço. Exemplo: Campanha de vacinação.
Os problemas mais comuns, são:
superprodução; desperdícios no estoque; baixa utilização de máquinas
e mão de obra.
Para Auxiliar podemos
usar os métodos de Lean, com ferramentas como: Just in Time
;Kanban;Seis Sigma;5S; outros...
Lean
manufactoring.
Sistema Enxuto de Manufatura ou Lean Manufacturing foi desenvolvido pela Toyota na década de 1950, no Japão.
A Manufatura Enxuta ou Lean é usado pelas empresas para melhoria continuada, redução de custo, rapidez na produção, aumento da produção e melhorias do ambiente de trabalho.
Cinco principios lean – valor, fluxo da cadeia de valor, busca da
perfeirção, produção puxada e cadeia de valor
Observando
problemas => Mapeamento do fluxo de valor MCV; Gestão visual;
5S;Análise de gargalo
Identificando os motivos => 5 porquês; Diagrama de causa e efeito –
peixe; Poka-yoke
Solucionando falhas => Kaizen TPM
5S da qualidade
Shitsuke – Senso de disciplina,Seiton – Senso de organização, Seiketsu – Senso de padronização- conservação, Seiso – Senso de limpeza e Serei- senso de seleção.
Nascido no Japão, o 5S começou a ser implantado nas empresas no início da década de 1950, após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Usaram essa ferramenta para evitar
desperdícios ( tinham escassez de matéria-prima), a quebra de equipamentos e
maquinários e reestruturar sua economia como um todos estavam arrasados com a
guerra.
No Brasil, passou a ser adotado
na década de 1970 por grandes empresas e na década de 1990 pelos órgãos
públicos
TPM - Manutenção
Produtiva Total - (Gestão Total do Desempenho)
Relacionado a Toyota Motor Corporation , Surgiu em 1997 e possui mais 8 pilares.
Os pilares estão divididos em quatro de confiabilidade e quatro de apoio.
O TPM trabalha com os 4M:
-Máquina,
-Mão de obra,
-Método e
-Material.
Visa zero perdas nos postos de trabalho.
Os
benefícios para empresa são: aumento da produtividade, confiabilidade,
qualidade e preço competitivo.
Pilares de Confiabilidade:
-Manutenção Autônoma (MA),
-Manutenção Planejada (MP);
-Melhoria Específica (ME) e
-Educação e Treinamento (ET)
Pilares de apoio:
Manutenção da Qualidade (MQ),
Controle Inicial ou Gestão Antecipada (CI),
Office- administrativo (Adm) e
Saúde, Segurança e
Meio Ambiente (SSMA)
O TPM usa etiquetas para facilitar o processo de manutenção.
São elas etiqueta:
P (erros nos equipamentos),
Vermelha ( operador não pode resolver o erro) e
Azul ( operador e apto para resolver os problemas encontrados) .
Mapeamento da cadeia de valor (MCV), ou value stream mapping (VSM)
É uma
atividade de análise de processo que visa identificar as etapas de um processo
que não adicionam valor e as que adicionam.
Os 5 Pontos da Cadeia de Valor, por Taiichi Ohno:
1- Identificar o valor sob a ótica do cliente
2- Analisar a cadeia de valor e remover os desperdícios
3- Fazer fluir o valor na cadeia
4- Fazer o fluxo ser puxado pelo cliente.
5- Buscar a perfeição através da melhoria continua.
Para realizar uma analise da cadeia de valor, devemos observar os seguintes pontos:
Identificar o cliente;
Processos, equipamentos e recursos;
Estoques;
Fornecedores;
Fluxos de materiais externos e internos;
Informações- dados e Lead times de produção.
SIPOC ou COPIS
SIPOC significa Suppliers (fornecedores),
inputs (entradas - insumos),
process (processo),
outputs (saídas- produtos) e
customers (clientes).
Ferramenta visual- tabela- usada para documentar desde o início até o fim do processo.
A sigla forma
as colunas da tabela.
Metodologia A3
Utilizada primeiramente pela Toyota.
A
metodologia envolve apenas uma folha de papel de tamanho A3 e o que consta
nessa folha hoje em dia é o Ciclo PDCA – esse ciclo envolve várias outras
ferramentas administrativas.
Diagrama de Pareto
Ferramenta que auxilia a visualização da frequência com que
os erros se repetem durante o processo de produção, relacionando-os com as suas
possíveis causas.
Andon
É uma ferramenta de lean manufacturing que auxilia o controle da produção e consiste na utilização de sinais sonoros ou luminosos com o intuito de avisar o operador da ocorrência de uma falha na linha de produção.
símbolos do fluxograma de processos
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