Administração de materiais



Administração de materiais

É o conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Nesse contexto, a administração de materiais abrange as seguintes atividades: compras e armazenagem de materiais.

 

Deve ter por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços, planejá-las quantitativamente e satisfazê-las no momento certo com as quantidades corretas, além de checar  se recebeu o que foi comprado e providenciar o correto armazenamento dos itens.

O objetivo básico da função de compras é seguir certos mandamentos que incluem a verificação de prazos, preços, qualidade e volume.

 

Destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.

Se o tempo oportuno e a quantidade necessária forem mal planejados, trarão, como consequência para a empresa, o aumento dos custos de produção.

 

 

Auxilia uma organização na gestão e no controle de todo o fluxo de materiais que passa pela empresa.

Realizar a classificação correta dos materiais possibilita a utilização de sistemas automatizados de controle de estoque. 

Facilita a comunicação entre as áreas funcionais de uma organização no que tange ao suprimento e à manutenção dos materiais.

Facilita  o controle contábil dos estoques.

Dificulta  a duplicidade de itens.

Promove  a padronização de materiais.

 

NÃO é um objetivo da codificação de materiais evitar avarias no material.

 

 

Dentre as suas competências, a identificação do material que está sob sua responsabilidade. A identificação desse material pode ser feita por dois modelos: descritivo e referencial.

 

O método de identificação descritivo-  procura, na descrição detalhada do item do material, apresentar todas as particularidades ou características que o individualizem, independente das referências do fabricante ou comerciais.  A identificação detalhada apresenta a seguinte composição:

I – Descrição padronizada Nome básico: é a denominação mais elementar de um item de material, constituindo-se no primeiro elemento a ser definido para sua identificação.

II – Descrição técnica É um complemento da descrição padronizada, compreendendo dados relativos aos aspectos físicos, químicos, elétricos e construtivos do item do material.

 

O método de identificação Referencial-  identifica indiretamente o item, através do nome do material, aliado ao seu símbolo ou número de referência estabelecido pelo fabricante, não representando necessariamente preferência de marca.

Comentários