Administração de compras
Administração de compras
É
uma atividade de fundamental importância para o suprimento das necessidades de
materiais de uma instituição
Setor de compra
·
É um subsistema orientado para fora da empresa,
com interação junto aos fornecedores externos e também junto a vários órgãos
internos.
·
Garante os
insumos e entradas, com conexão com ambiente externo.
·
Interage com vários setores da empresa. Ex.
planejamento e controle da produção (PCP); produção; engenharia de produto;
controle de qualidade; controle de estoques, área financeira, etc.
Objetivos básicos
de um departamento de compras seriam:
·
Obter um fluxo contínuo de suprimentos a fim de
atender aos programas de produção;
·
Coordenar esse fluxo de maneira que seja aplicado
um mínimo de investimento que afete a operacionalidade da empresa;
·
Comprar materiais
aos menores preços, obedecendo
a padrões de quantidade e qualidade definidos;
·
Procurar sempre dentro de uma negociação justa e
honesta as melhores condições para a empresa, principalmente em condições de
pagamento.
·
Suprir as necessidades de materiais ou serviços, planejá-las
quantitativamente e satisfazê-las no momento certo com as quantidades corretas,
verificar se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar
armazenamento.
São atividades
típicas do departamento de compras
· Pesquisas
de mercado,
· Análises
de custos e
· Investigações
de fontes de fornecimento
Outras
atividades podem ser partilhadas com outros setores da instituição.
Normas fundamentais
que devem ser seguidas pelo departamento de compras:
• Autoridade
para compra;
• Pesquisas
de fornecedores
• Registro
de fornecedores;
• Registro
de compras;
• Registro
de preços;
• Registro
de estoque e consumo;
• Arquivos
e especificações;
• Arquivos
de catálogos.
Tem
papel importante na lucratividade da empresa porque seleciona os fornecedores
de acordo com as necessidades da empresa em termos materiais e financeiros.
É
responsável pela compra de materiais e produtos para atender a qualidade, a quantidade
exata e os preços corretos, no tempo certo.
Possibilita
a redução dos custos da empresa, por meio de negociações de preços.
Interfere
nos resultados da empresa ao suprir a organização com os recursos materiais
necessários.
O
ciclo de compras é composto de cinco etapas:
1.
Análise das ordens de compras (OCs) recebidas.
2.
Pesquisa e seleção de fornecedores - é a pesquisa e a seleção da cadeia de
fornecedores (supply chain).
3.
Negociação com o fornecedor selecionado.
4.
Acompanhamento do pedido (follow up).
5.
Controle do recebimento do material comprado.
A
pesquisa de fornecedor é com a finalidade de encontrar fornecedores que possuam
condições de oferecer os materiais
necessários dentro das quantidades, dos padrões de qualidade requeridos pela
empresa , no tempo determinado, com menores preços, melhores condições de
pagamento e empresa de transporte.
Classificação
de fornecedores
Fornecedor
monopolista: são os fabricantes de produtos exclusivos dentro
do mercado.
Fornecedores
habituais: são os
fornecedores tradicionais - eles possuem uma linha de produto padronizada e
bastante comercial. Eles sabem que existe concorrência e que seu volume de
vendas está ligado à qualidade de seus produtos e ao tratamento dado ao
cliente.
Fornecedores
especiais: são os que ocasionalmente prestam serviços ou produtos
especiais ou processos específicos e que normalmente não são encontrados nos
fornecedores habituais.
Fonte
única: há exclusividade do produto fornecido (quer seja
pela existência de monopólio, produto especial, ou mero acordo exigindo que o material
seja obtido apenas daquele fornecedor).
Fonte
múltipla: nesse caso o comprador tem livre acesso a
diversas fontes de materiais, podendo escolher a que mais lhe agradar.
Fonte
simples: poderia comprar de qualquer fornecedor, mas que
por questões de planejamento e estratégia, firma um contrato de longo prazo com
um fornecedor específico, sedimentando a relação comercial entre eles.
A
função de compras, hoje faz parte do processo de logística das empresas e, por
isso, tem a função de cuidar dos os níveis de estoque da empresa.
Com
relação a essa preocupação com os níveis de estoque podemos dizer que
Altos
níveis de estoque significam poucos problemas com a produção mas acarretam
custo exagerado para sua manutenção (despesas com o espaço ocupado, custo do
capital, pessoal de almoxarifado e controles)
e que
Baixos
níveis de estoque podem fazer com que a empresa trabalhe num limiar arriscado
aonde qualquer contratempo pode prejudicar
ou parar a produção.
Lembrando
- O estoque excessivo leva ao desperdício de dinheiro e a perdas financeiras
decorrentes dos custos mais elevados.
Uma
empresa deve ter um cadastro de fornecedores baseado nas premissas de qualidade,
preço e prazo, que norteiam a atuação do setor.
Deve
ter também fornecedores cadastrados acima do mínimo necessário e manter os
fornecedores atualizados sobre as metas das sua empresa; antecipar às suas necessidades de aquisição.
O
pedido de compras tem força de contrato e sua aceitação pelo fornecedor envolve
o atendimento de todas as condições ali estipuladas. Ex.
· Quantidade
,
· Qualidade
,
· Frequência
de entregas,
· Prazos
· Preços
e
· Local
de entrega.
“Ganhar x Perder”,
em que uma parte ganha na proporção em que a outra perde.
Hoje é “Ganhar x Ganhar”
(win-win) – o segredo da boa negociação.
Não há negociação quando apenas uma parte ganha e a outra perde.
Tipos de compra
Compra
normal: acontece quando o prazo disponível permite que o comprador
execute todas as atividades necessárias.
Compra
emergencial: não há tempo para fazer todas as atividades necessárias,
isso leva a compras desvantajosas.
Compras
para investimento: envolvem as aquisições de bens e produtos que
irão compor o ativo da instituição.
Compras
para consumo: abrange as compras de todos os produtos que serão
consumidos em curto ou médio prazo.
Compra
nova acontece quando o produto comprado é visto como
algo distinto dos bens e serviços habitualmente comprados pela organização.
Recompra
direta: os produtos a serem comprados são recorrentes logo
pouca informação é necessária.
Recompra
modificada: acontece quando os bens e serviços a serem comprados
são recorrentes, mas os compradores buscam algumas mudanças nas compras
futuras.
Lembre-se
Setor
de almoxarifado - confere os aspectos físicos do material
Setor
de compras confere os
documentos do pedido.
Área financeira da empresa
· Capital
investido inferior
· Menor
custo de estocagem
· Pagamentos
reduzidos de juros
Comentários
Postar um comentário