Contabilidade - PRINCÍPIOS





Contabilidade


PRINCÍPIOS


·     Entidade;


·     Continuidade – ligado aos ativos e passivos – componentes patrimoniais e à formação do resultado, além de constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultados ;


·     Oportunidade;


·     Registro pelo Valor Original Os ativos são registrados pelos valores pagos. Os passivos são registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias, pelos valores em caixa;


·     Competência - estabelece que o resultado seja reconhecido apenas quando ocorrer a realização das transações. Confrontação  de receitas e de despesas;  


·     Prudência - Adota  o menor valor para os  componentes do ATIVO e o maior valor  para os do PASSIVO

 


A Contabilidade de Custos surgiu com a Revolução Industrial, no século XVIII.

O surgimento das industriais, com processos de produção cada vez mais complexos, exigia uma técnica de apuração do custo dos produtos mais elaborada que as empresas comerciais.

Inicialmente tinha  como principal função a avaliação de estoques nas industriais.

Atualmente, a Contabilidade de Custos fornece informações  para a Contabilidade Financeira (apuração dos estoques e do custo das vendas, elaborado a partir dos princípios contábeis)  e para a Contabilidade Gerencial (custo-padrão, custos para decisão, para controle etc.).

 

Logo a Contabilidade de custos é o ramo da contabilidade financeira que acumula, organiza, analisa e interpreta os custos dos produtos, dos inventários, dos serviços, dos componentes da organização, dos planos operacionais e das atividades de distribuição para determinar o lucro, para controlar as operações e para auxiliar o administrador no processo de tomada de decisão.

 

Resumindo => Contabilidade de Custos - áreas de atuação: apuração do custo, controle e informações para decisão

 


Conceitos

Perda-  bem ou serviço consumido de forma anormal e inesperada, que não tem a capacidade de gerar benefícios, presentes ou futuros.

 

Gasto é o sacrifício financeiro para a compra  de produtos ou serviços.

 

Investimento é o gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s).Ex. compra de estoque para revenda. Frete e seguro sobre o estoque adquirido

 

Custo – pode estar ligado (usado) diretamente ou indiretamente com a produção – acontece na fabrica. (variável ou fixo, direto ou indireto) Ex. Salário dos vigilantes da fábrica; Mão de obra do cozinheiro de um restaurante. Mão de obra do médico no atendimento em um hospital. Depreciação  do galpão da empresa. Frete pago na compra de matéria prima.

 

Despesa é o bem ou serviço consumido diretamente ou indiretamente para a produção de receita. Acontece no escritório.  Ex. Propaganda do estoque em uma loja. Seguro do transporte do estoque para os clientes. Frete para entrega dos produtos acabados. Depreciação do caminhão que faz entregas. Juros sobre empréstimo feito para compra de máquina para produção

 

Desembolso é o Pagamento do gasto efetuado. Esforço financeiro associado à saída de caixa.

 

 

 

Pegadinha da FGV 2022 – “Uma fábrica de cosméticos possui uma máquina que é utilizada na produção de cinco produtos diferentes. A máquina tem vida útil estimada em dez anos e é depreciada com base no método das quotas decrescentes, de modo que a maior parte do montante é alocada nos primeiros anos de vida útil”. R- Custo fixo e indireto.

Custo porque está ligada a produção

Fixo porque é uma depreciação – não esta ligado a quantidade produzida.

Indireto – porque é usada para 5 produtos  . Se fosse um só seria direto.

 

 

Custos de Transformação: soma de todos os Custos de Produção, com exceção dos relativos a matérias-primas e outros eventuais adquiridos e usados sem nenhuma modificação pela empresa. Ex componentes adquiridos prontos, embalagens compradas, Mão de obra direta e indireta incorrida, depreciação das maquinas da empresa,  etc.).

 

Custos Primários: soma de matéria-prima com mão de obra direta

 

Custos Semi fixos: em princípios, são custos fixos; mas, com o aumento da produção, ocorre um aumento em tais custos. Depois que se ajustam à nova condição, voltam a ser custo fixo. Ex. contratar mais um funcionário devido o aumento da produção.

 

Custos Semi Variáveis – misto : têm um comportamento de custo fixo até certo momento e depois se comportam como custo variável. Ex. conta de luz – tem uma taxa fixa (cota mínima) depois que passa dessa taxa , a conta e de acordo com o consumo.

Comentários