Contabilidade




Contabilidade

 



Contabilidade Gerencial

Objetivo dos relatórios - facilitar o planejamento, controle, avaliação de desempenho e tomada de decisão internamente.

 

Forma de relatórios - Orçamentos, contabilidade por responsabilidade, relatórios de desempenho, relatórios de custos, relatórios especiais não rotineiros para facilitar a tomada de decisão.  Esses relatórios são feitos quando há necessidade para administração.  Pode ser usado varias moedas.

 

 

Contabilidade de Custos

 

Responsável pela apuração do custo, controle e informações para decisão.

 

Tinha como principal função a avaliação de estoques nas empresas industriais.

 

Na atualidade, a Contabilidade de Custos fornece informações tanto para a Contabilidade Financeira (apuração dos estoques e do custo das vendas, elaborado a partir dos princípios contábeis) quanto para a Contabilidade Gerencial (custo-padrão, custos para decisão, para controle, etc).

 

 

Custo: é o gasto referente à um bem ou serviço usado na produção de outros bens ou serviços.

 

Gasto: compra de um produto ou serviço, que gera sacrifício financeiro para a empresa (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).

 

 

Despesa: bem ou serviço consumido diretamente ou indiretamente para a obtenção de receitas.

São itens que diminuem o Patrimônio Líquido e que têm essa característica de representar sacrifícios no processo de obtenção de receitas.

 

É importante ter esses conceitos em mente pois não podemos nos confundir na hora da  contabilidade.

 

Ex. Maquina de costura

- Compra – gera um gasto

- Por ser um equipamento entra no investimento – ativo

- A depreciação da maquina – custo

-As roupas produzidas por ela – estoque – investimento. 

-Nas hora da vendas – a maquina entra na despesa. Pois temos que considerar o preço dela para colocar preço nas roupas.

 

Outro exemplo

 

Compra de matéria-prima- gasto

Estocada – transforma-se em investimento

Ao ser usada (matéria prima)  na produção – custo

Produto pronto no estoque – investimento

Quando vendemos o produto – despesa.

 

Resumo

Gasto => investimento => custo => investimento => despesa.

 

Maneiras de dizer isso acima :

 

-  Muitos gastos são automaticamente transformados em despesas; outros passam, primeiro, pela fase de custos; outros, ainda, passam pelas fases de investimento, custo, investimento e por fim, despesa.

 

- Cada componente que foi custo no processo de produção torna-se, na baixa, despesa; no Resultado, existem receitas e despesas - às vezes ganhos e perdas, mas não custos.

 

- Na sua aquisição, a matéria-prima é um gasto que logo se transforma em investimento; no momento de sua utilização, transforma-se em custo integrante do item fabricado; quando o produto é vendido, transforma-se em despesa.

 

Perda: produto ou serviço consumido  de forma anormal e involuntária.

- Perdas normais no processo de produção: são consideradas parte do custo dos produtos.

- Perdas anormais ou excepcionais: vão diretamente para o resultado do período - despesa.

 

Todas as perdas de produtos acabados ( prontos) vão direto para o resultado do exercício. Essas perdas diminuem o resultado independente de ser perda normal ou anormal.  As perdas Não devem impactar no custo do produto.

 

Custo de Produção do Período é a soma dos custos incorridos no período dentro da empresa.

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