Cultura Organizacional
Cultura Organizacional
Foi na década de 1980 que a cultura organizacional foi conhecida como um ponto importante da análise das empresas, na relação entre cultura e performance das empresas.
É o conjunto de conjeturas básicas que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna.
Essas conjeturas funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros, como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas.
Pode ser encarada, como a maneira tradicional e usual dos envolvidos com a organização pensarem e trabalharem e está muito ligada aos fundadores da empresa.
Só podemos entender as transformações que ocorrem nas empresas se compreendermos as funções da cultura organizacional.
Os principais fatores que influenciam a cultura organizacional são: os fundadores, o ramo de atividade da empresa, a gestão dos dirigentes atuais e a área geográfica em que atua a empresa.
Administrar eficazmente, nesse início de século XXI, significa aplicar o mínimo de recurso possível para obter o máximo resultado esperado, com máxima velocidade, atingindo níveis extraordinários de produção, e ao mesmo tempo um nível agradável de satisfação dos funcionários.
Apesar disso, as relações de trabalho são afetadas pela cultura organizacional e pelas mudanças que as organizações promovem, podendo afetar o desempenho e a própria ação do gestor.
A cultura organizacional tem um papel fundamental de impregnar as práticas utilizadas na empresa, significando mais do que as normas ou os valores da nova firma, mas o modo como o novo funcionário irá pensar ou trabalhar, passando por uma ampla gama de comportamentos.
O papel da empresa - Para reagir ao ambiente de negócios e também tentar alterá-lo ativamente, para melhorar as suas perspectivas de sobrevivência.
Os modelos de gestão adotados com as mudanças visam desenvolver diferenciais para que a organização obtenha vantagem competitiva sobre as demais organizações de seu setor, que competem com ela.
Para mudar a instância do poder, entre os seus dirigentes, agentes externos ou pressões de grupos e governos.
Para se adaptar ao seu crescimento ou amadurecimento natural, como envelhecimento de um mercado, mudança de nicho, incorporação ou desuso de uma tecnologia etc.
Esta ligada as transformações incrementais que ocorrem nas empresas. Uma pessoa que não se identifica culturalmente com sua organização pode fazer, conscientemente ou não, menos esforços, ou ainda, esforços contrários aos objetivos organizacionais.
Apesar da cultura ser algo impregnado na organização, ela também pode ser mudada, pois a organização evolui e não é um organismo estático.
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