Marketing
Marketing orientado para o produção: tem foco interno, voltado para a escala produtiva; considera que os consumidores preferem produtos acessíveis e amplamente disponíveis, a empresa se preocupa em ter ampla cobertura de mercado.
Marketing orientado para o Produto: tem foco interno, voltada para os produtos de qualidade e desempenho superiores; busca produzir bens e serviços superiores aos dos concorrentes, informar os clientes sobre eles, deixar que clientes venham até os produtos.
Marketing voltado para as vendas: tem foco interno, voltado para a estrutura das vendas; busca produzir bens e serviços, ir até os clientes, e levá-los (induzi-los) a comprar.
Marketing voltado para o mercado: tem foco no cliente; busca descobrir o que os clientes precisam e desejam, produzir esses bens e serviços que eles dizem precisar ou desejar, e oferecê-los aos clientes.
Marketing voltado para o Valor: foco no valor para os clientes; busca entender os clientes, concorrentes e ambientes, criar valor para eles, considerar outros públicos (stakeholders).
Marketing voltado para a sociedade: foco no bem estar da sociedade como um todo; busca considerar nas suas ações os problemas ambientais, escassez dos recursos, rápido crescimento populacional, problemas econômicos mundiais, serviços sociais negligenciados.
Marketing voltado para a sociedade ou marketing societal: é bem semelhante ao marketing voltado para o valor. A organização deve determinar as necessidades, os desejos e interesses dos mercados-alvo e então entregar valor superior aos clientes, de maneira que o bem estar dos consumidores e da sociedade seja mantido ou melhorado.
Marketing como função gerencial: é caracterizado por atividades e decisões que são tomadas diariamente e dentro de um planejamento de uma área (departamento) da empresa. Seu foco principal é no esclarecimento dessas decisões (quais são e como são desenvolvidas as atividades de marketing numa empresa).
Marketing como filosofia de negócio: incorpora o conceito de que o cliente é o ponto central das atividades da empresa e que todas as decisões devem estar pautadas a partir deste princípio, e todas as áreas da empresa – produção, logística, finanças, área de pessoas, etc – devem estruturar suas atividades baseada nessa filosofia.
Composto de Marketing ou atividades de marketing: conhecido como os famosos Ps: produto, preço, praça e promoção. O dia a dia dos profissionais de marketing é em torno das decisões sobre quais produtos e serviços oferecer ao mercado (produto), preços a serem praticados (preço), locais onde vender (praça) e formas de comunicar a existência dos mesmos (promoção).
Processos mercadológicos: Conjunto de atividades integradas desenvolvidas pela área de marketing com o intuito de capacitar a empresa a oferecer valor superior ao mercado.
Sistema de Inteligência de Marketing: Conjunto de procedimentos e fontes para obter informações rotineiras para decisões de marketing. Envolve procedimentos de pesquisa para coletar dados regular e sistematicamente sobre o que está acontecendo no mercado.
Pesquisa de marketing: auxilia os tomadores de decisão na análise, no planejamento, na implantação e no controle de todas as fases do processo de marketing.
Diferença entre pesquisa de mercado e pesquisa de marketing: Pesquisa de mercado tem seu foco centrado no mercado da empresa ou de um produto seu. Pesquisa de marketing corresponde todo tipo de dado que diz respeito à atividade de marketing da empresa, incluindo os elementos contidos na pesquisa de mercado, como levantamento de mercado, previsão da demanda e de vendas, levantamento dos canais de distribuição e comunicação, pesquisas sobre a imagem institucional da empresa e de seus produtos, etc.
Etapas da pesquisa de marketing:
Definir problemas e objetivos (formular, determinar e constatar um problema de pesquisa);
Planejamento da pesquisa (definição dos objetivos e questões de pesquisa, das variáveis e indicadores, do método de coletas de dados e os tipos de análises);
Execução da pesquisa (envolve a coleta, processamento e análise dos dados); e
Comunicação dos resultados (elaboração e entrega dos relatórios de pesquisa e apresentação dos resultados).
Marketing verde: são as atividades destinadas a minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar a qualidade de vida.
Estratégia de Marketing: é um mapa do que a gerência de Marketing deve fazer para tornar efetivo o desenvolvimento do mercado.
Formas das empresas servirem aos mercados: Marketing de massa (marketing indiferenciado); Marketing por segmentos; Marketing segmentado; e Marketing individual.
Marketing de massa (Marketing indiferenciado): a empresa oferece um único composto de marketing para todo o mercado. Exemplos: serviços telefônicos, páginas na internet, serviços de trem e metrô. Trata-se de uma abordagem antiga e bastante usada pelas empresas industriais.
Marketing por Segmentos: a empresa oferece um único composto de marketing para um ou mais segmentos do mercado. Exemplos: produtos de beleza para mulheres negras e fraldas geriátricas. Dividem um mercado em grupos menores. Marketing de nicho: faz parte da abordagem do marketing de segmento, é o foco num único segmento do mercado.
Marketing segmentado diferenciado: a empresa oferece compostos de marketing separados para um ou mais segmentos de mercado. Exemplo: copiadoras com vários tamanhos e recursos para atender diferentes níveis de necessidades comerciais e pessoais.
Marketing individual: a empresa oferece um composto de marketing personalizado para um individuo ou organização. Exemplo: serviços de consultoria e desenvolvimento de softwares.
Clipping: Ferramenta importada da área de comunicação, que tem no seu público empresarial o seu principal consumidor, pois ela oferece o benefício central de manter o tomador de decisão focado nas informações que realmente interferem na realidade dos negócios que lhe interessam.
Comentários
Postar um comentário