Tipos de produtos: produtos de consumo e industriais.
Tipos de produtos: produtos de consumo e industriais.
Y Produtos de Consumo: direcionados ao mercado consumidor
Y Produtos Industriais: direcionados para organizações.
Tipos de produtos de consumo: Produtos de conveniência; Produtos de compra comparada; Produtos de especialidade; e Produtos não procurados.
Y Conveniência- São artigos que o consumidor freqüentemente compra com maior frequência, rapidez e comparação e esforços mínimos. São produtos comumente com baixo preço, além de que sua estratégia de promoção buscar atingir a massa, ou seja, um público bem heterogêneo. Por isso, a distribuição destes produtos deve ser ampla, atingindo assim uma grande quantidade de clientes. São produtos básicos, oferecidos em pontos-de-venda de auto-serviço. Não precisam de um vendedor como intermediário. Exemplos de produtos de conveniência: sabonetes, cremes dentais, jornais, chocolates, cigarros etc.
Churchill (2000) cita como exemplos alimentos, meias ou lavagem de roupas.
Y Compra Comparada- São produtos de consumo comprados com menor frequência, e cujas características de adequabilidade, preço, qualidade e estilo são comparadas cuidadosamente pelo comprador. Ao adquirir esses produtos, os consumidores gastam muito tempo e esforço na busca por informações e fazendo comparações. Normalmente os produtos de compra comparada possuem preços mais altos que os de conveniência, mas não muito altos, a estratégia de promoção continua sendo de atingir a massa, mas agora com um foco mais específico em vendas, e a distribuição passa a ser mais seletiva, pois agora o volume vendido é bastante inferior, tendo então de ser mais direcionado para seu público-alvo.
Possuem maior durabilidade e custo que os bens de conveniência e, por isso, requerem mais esforço de compra. Exemplos de produtos de compra comparada: roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos básicos etc.
Churchill (2000) cita como exemplos os equipamentos eletrônicos, serviços de creche e também roupas de luxo.
Y Especialidade - são os produtos que, de alguma forma, comprados com uma menor freqüência, e por conseqüência são também mais caros. São artigos de consumo com características singulares ou identificação de marca, pelos quais um significativo grupo de compradores está disposto a fazer um esforço um pouco mais para obter o produto, da marca exata que deseja comprar. No que diz respeito à promoção, esta é realizada muito mais direcionada para os consumidores, apesar de ainda se utilizar de veículos de comunicação de massa. A distribuição é exclusiva e possui pontos de venda específicos para a classe do produto.
Bens com marca forte. Os custos são mais altos e requerem um esforço extra por parte dos consumidores, o que envolve uma longa busca por informações a respeito do item antes de adquiri-lo. Exemplos de produtos de especialidade: carros, casas, barcos etc.
Churchill (2000) cita como exemplo as faculdades, casa ou automóveis.
Y Não-procurados- Por último, estes são produtos que os consumidores normalmente não irão procurar, ou muitas vezes produtos os quais estes consumidores não possuam nem conhecimento. Para que estes produtos sejam vendidos, é necessário que o profissional de marketing crie nos clientes a necessidade do valor destes produtos. Isto é especialmente importante no marketing internacional, quando muitas vezes diferenças culturais fazem com que produtos que em alguns países são altamente consumidos, em outros sejam totalmente desconhecidos.
Requerem muita propaganda e apoio da equipe de vendas para o seu devido escoamento. Exemplos de produtos não procurados: jazigos, enciclopédias, seguro de vida etc.
Churchill (2000) cita como exemplo deste tipo de produto o seguro de vida e os exames de rotina para câncer de próstata.
Tipo | Preço | Promoção | Distribuição |
Conveniência | Baixo | Massa | Ampla |
Compra Comparada | Médio | Massa: Vendas | Seletiva |
Especialidade | Alto | Massa: Venda Precisa | Exclusiva |
Não Procurados | Alto | Específica | Exclusiva |
Y Tipos de produtos industriais: duráveis (os que duram em média mais de três anos) e não-duráveis (os que duram menos de três anos).
Tipos de produtos industriais: Instalações, equipamentos acessórios, componentes, matéria-prima, Suprimentos, de serviços empresariais.
Y Instalações: são bens industriais de grande porte que são comprados e usados para produzir outros bens ou serviços. Exs.: fornalhas e linhas de montagem.
Y Equipamentos acessórios: equipamentos e ferramentas usados no processo de produção, mas que não se tornam parte do produto acabado.
Y Componentes: peças e materiais processados que fazem parte dos produtos acabados.
Y Matéria-prima: itens não processados que são transformados em componentes ou produtos acabados.
Y Suprimentos: bens industriais consumidos no processo de produção de outros produtos. Facilitam o processo de produção, mas não entram no produto propriamente dito.
Y Serviços empresariais: serviços que dão suporte às atividades da organização.
Atente às principais características de um composto de produto: abrangência, profundidade, consistência, extensão.
Y Abrangência: número de linhas de produto diferentes que a empresa possui.
Y Profundidade: variações de produto oferecidas em cada linha.
Y Consistência: interação das linhas de produtos em termo de uso final, especificações, canal de distribuição.
Y Consistência: associada às necessidades operacionais e estratégicas das empresas (se os produtos interagem em termos de matéria-prima, os custos irão diminuir muito).
Y Extensão: total de itens de um composto de produto.
Comentários
Postar um comentário