LIVRO DIÁRIO

 

Escrituração é o registro contábil das operações realizadas pela empresa na forma cronológica (ordem em que acontecem) e com seus devidos valores das mesmas. A escrituração deve seguir os princípios da contabilidade (os fatos devem ser escriturados na data do seu acontecimento e pelo valor original). Se dá por meio do MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS, que permite um controle das variações patrimoniais e de resultado a partir dos registros da movimentação diária da empresa. Esse método é de uso universal.

 

LIVRO DIÁRIO É um livro obrigatório  em todas as empresas (exigido por Lei).  É um livro no qual são registradas todas as operações contabilizáveis de uma entidade, em ordem cronológica e com a observância de certas regras. 

Lançamento, é o registro dos fatos contábeis. Via de regra,  o lançamento é feito no Livro Diário e precisa ser embasado em documentos que comprovem a sua veracidade, ou seja, documentos como nota fiscal, extrato bancário, escritura, contrato, dentre outros. Esse lançamento deve ter alguns elementos essenciais como: • LOCAL; • DATA; • CONTA QUE SERÁ DEBITADA; • CONTA QUE SERÁ CREDITADA; • VALOR; • HISTÓRICO.

Primeiro Passo: Identificar o local a data e o valor, observando a veracidade do documento (NF). Segundo Passo: Identificar qual conta receberá o débito e o crédito. Para isso, devemos identificar quais elementos estão envolvidos na operação. Houve a compra de um armário à vista, portanto a empresa trocou o dinheiro pelo móvel, estes dois são os elementos envolvidos (dinheiro e móvel), logo o dinheiro será registrado a crédito (origem) e o armário será registrado a débito (destino), na conta Móveis e Utensílios.

 

Demonstrações contábeis são documentos que uma empresa elabora e divulga, com o objetivo de representar seu fluxo contábil e financeiro em um certo período. Representam de forma clara e concisa a posição patrimonial - financeira da entidade, assim como o seu desempenho econômico – financeiro. O objetivo das demonstrações é proporcionar informações que sejam úteis a um grande número de usuários para tomada de decisões. A elaboração das demonstrações contábeis (financeiras) acontecem ao fim do período do exercício, geralmente 12 meses.


São elaboradas para facilitar a vida de todos que 

estão interessados em saber mais sobre a situação 

financeira de uma empresa. Portanto, o dono do 

negócio, gestores e até investidores gostam se 

conferi-las com frequência.


Ajuda NA TOMADA DE DECISÕES 

(performance da empresa); AJUDA A OBTER 

CRÉDITO NO MERCADO ;PERMITE O 

MONITORAMENTO DOS INVESTIMENTOS E 

RESULTADOS ;PREVINE PROBLEMAS 

;PROVA A CONFIABILIDADE DO NEGÓCIO


Comentários