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TOYOTISMO

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TOYOTISMO Surgiu a partir da globalização do capitalismo na década de 1980 no Japão após a Segunda Guerra Mundial, mas só a partir da crise capitalista da década de 1970 é que foi caracterizado como filosofia de produção industrial. O toyotismo tinha como elemento principal a flexibilização da produção. Logo só se produzia o necessário, reduzindo ao máximo os estoques. Essa flexibilização tinha como objetivo a produção de um bem exatamente no momento em que ele fosse demandado. Chamado Just in time . Outra característica do modelo japonês é a qualidade total.   Podemos resumir os modelos japoneses da seguinte forma:   1. A produção é puxada pela demanda, e o crescimento desta, pelo fluxo de vendas.   2. Devido o espaço geográfico japonês ser limitado, a organização tem de combater todo o desperdício. Logo o trabalho fabril é decomposto em quatro operações básicas e com operacionalização perfeita: transporte, produção, estocagem e controle de qualidade. 3...

Principais Ferramentas de Comunicação

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Principais ferramentas de comunicação: Propaganda, Promoção de Vendas, Relações Públicas, Vendas Pessoais, Marketing Direto.     Y Propaganda: toda comunicação paga, em que um emissor identificado procura promover produtos, idéias ou serviços. Pode ser realizada através dos canais: televisão, rádio, revistas, jornais, outdoors, além de outros canais alternativos como folhetos, jornais de bairro etc.   Pode ser utilizada para desenvolver uma imagem duradoura para um produto ou para estimular vendas rápidas, como a do anúncio de liquidação de uma loja. Contudo, é preciso medir os benefícios e os custos. Comumente, a propaganda alcança com eficácia maior número de compradores, mas algumas formas de propaganda (anúncios na televisão) podem exigir um orçamento maior enquanto outras formas (anúncios em jornais) podem ser feitas com um orçamento e qualidade menor.     Y Promoção de vendas: todas as atividades de Marketing que visam à produção de incentivos ...

Serviço - Marketing

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As cinco dimensões de qualidade em serviços: confiabilidade, responsabilidade, segurança, empatia e tangibilidade.   Y Confiabilidade: habilidade para executar o serviço prometido de modo seguro e preciso.   Y Responsabilidade: vontade de ajudar os clientes e de prestar serviços sem demora.     Y Segurança: conhecimento dos funcionários aliado à simpatia e à sua habilidade para inspirar credibilidade e confiança.   Y Empatia: cuidado, atenção individualizada dedicada aos clientes.     Y Tangibilidade: aparência das instalações físicas, equipamento, pessoal e materiais impressos.   Papéis do cenário de serviços: Embalagem; Facilitação; Socialização; e Diferenciação.   Y Embalagem: “empacotam” o serviço e formam uma imagem externa do que é interno para os consumidores. Tem a função de provocar estímulos, pode ser fundamental na formação das impressões iniciais e construção das expectativas dos clien...

Triângulo do Marketing de Serviços

Atividades do marketing que compõem o Triângulo do Marketing de Serviços: Marketing Externo (Gerando promessas); Marketing Interativo (mantendo as promessas); marketing Interno (Tornando as Promessas Possíveis). Além desses, tem a relação entre Empresa, Executores e Clientes.     Y Características do Marketing Externo (gerando promessas): se as atividades tradicionais de comunicação, como publicidade, vendas, promoções especiais e foco em preços, fazem parte do esforço da empresa para dar consistência à promessa daquilo que os clientes podem esperar de um produto, mais esforço e envolvimento são necessários quando se trata da prestação de serviços.   Y Características do Marketing Interativo (mantendo as promessas): é nesta situação que se cumprem ou se desfazem as expectativas do consumidor, quando são testadas minuto a minuto a confiança no serviço e a manutenção ou descrédito das promessas.   Y Características do Marketing interno (torn...

Funções desenvolvidas pelo canal de venda: conhecidas como transacionais, logísticas e de facilitação.

Funções desenvolvidas pelo canal de venda: conhecidas como transacionais, logísticas e de facilitação.   Y Função transacional: cuida dos procedimentos das negociações envolvendo os produtos e serviços:  - compra (comprar para revendê-los);  -venda (promover produtos para clientes possíveis e solicitar pedidos); e  - riscos (assumir os riscos de os produtos deteriorarem, danificarem ou ficarem obsoletos).   Y Função logística: envolve mover bens e combiná-los em quantidades que os tornem fáceis de comprar:  - concentração (trazer bens de vários lugares para um único ponto de venda);  - armazenagem (manter estoques e proteger os bens para satisfazer as necessidades dos clientes);  - organização (comprar bens em quantidade e dividi-los em volumes desejados pelos clientes); e  - distribuição física (mover bens fisicamente de onde eles foram fabricados para onde eles são comprados ou usados; inclui transporte, armazenamento, administ...

Tipos de descontos

Tipos de descontos mais comuns: Desconto por quantidade; Desconto Sazonal; Desconto Comercial: Desconto para pagamento à vista; Abatimento por troca; Margem promocional; Desconto promocional; e preço da mercadoria-isca   Y Desconto por quantidade: Redução no preço pela com­pra em maior quantidade. Y Desconto Sazonal: Redução do preço durante períodos de pouca demanda. Y Desconto Comercial: Redução percentual no preço de tabela oferecido para revendedores. Y Desconto para pagamento à vista: Desconto pelo pagamento à vista. Y Abatimento por troca: Desconto oferecido quando de oferece um outro produto mais um valor pago em dinheiro. Y Margem promocional: Redução de preço em troca da realização de certas atividades promocionais pelo revendedor. Y Desconto promocional: Descontos de curta duração para estimu­lar as vendas ou induzir experimentar um produto. Y Preço da mercadoria-isca: Estabelecer preços perto ou abaixo do   custo a fim de atrair co...

Preço Relacionado ao Marketing

Y   Os métodos de definição de preços podem ser classificados em três categorias: baseados em concorrência, demanda e custo .   Y Preços baseados no custo: todo preço de um produto deveria ser alto o suficiente para cobrir seus custos de produção (estratégia de sobrevivência de qualquer empresa).   Y Precificação por margem (markup): uma margem de lucro em percentual é calculada sobre os custos do produto e adicionada aos mesmos ao final do processo, formando o preço. Preço de markup = custo unitário /  (1 – retorno sobre vendas desejado)   Y Preço baseado no concorrente: consiste no ajuste dos preços à realidade da concorrência no mercado. As empresas podem optar por estar com seus preços abaixo (para aumentar as vendas), no mesmo nível (com preços igualados, a empresa busca diferenciar-se dos concorrentes de outras maneiras) ou acima dos concorrentes (quando a empresa acredita oferecer maior valor aos clientes e consumidores que a concorrênci...