Principais Ferramentas de Comunicação
Principais ferramentas de comunicação: Propaganda, Promoção de
Vendas, Relações Públicas, Vendas Pessoais, Marketing Direto.
Y Propaganda:
toda comunicação paga, em que um emissor identificado procura promover
produtos, idéias ou serviços. Pode ser realizada através dos canais: televisão,
rádio, revistas, jornais, outdoors, além de outros canais alternativos como
folhetos, jornais de bairro etc. Pode
ser utilizada para desenvolver uma imagem duradoura para um produto ou para
estimular vendas rápidas, como a do anúncio de liquidação de uma loja. Contudo,
é preciso medir os benefícios e os custos. Comumente, a propaganda alcança com
eficácia maior número de compradores, mas algumas formas de propaganda
(anúncios na televisão) podem exigir um orçamento maior enquanto outras formas
(anúncios em jornais) podem ser feitas com um orçamento e qualidade menor.
Y Promoção de
vendas: todas as atividades de Marketing que visam à produção de incentivos
para estimular o consumo em curto prazo. Envolve atividades como o envio de
cupons, distribuição de brindes e descontos
Y Publicidade:
toda forma de comunicação não paga, em que o receptor consegue menções
positivas de seus produtos e serviços em meios de comunicação como o jornal,
rádio e televisão.
Y Vendas
pessoais: forma de comunicação de caráter pessoal, em que o emissor interage
com receptor para promover seus serviços, idéias ou produtos. É a ferramenta
mais eficaz em estágios mais avançados do processo de compra, especialmente
para aumentar a preferência e a convicção do comprador e levá-lo à ação.
Y Marketing
direto: uso de ferramentas de comunicação de caráter impessoal, como as malas
diretas e a Internet para alcançar seus objetivos estratégicos. Para o autor,
embora existam muitas formas de Marketing Direto – mala direta, telemarketing,
Marketing pela Internet. Tem como características: mensagem privada,
personalizada, atualizada e interativa.
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