Principais Ferramentas de Comunicação









Principais ferramentas de comunicação: Propaganda, Promoção de Vendas, Relações Públicas, Vendas Pessoais, Marketing Direto.  

 

Y Propaganda: toda comunicação paga, em que um emissor identificado procura promover produtos, idéias ou serviços. Pode ser realizada através dos canais: televisão, rádio, revistas, jornais, outdoors, além de outros canais alternativos como folhetos, jornais de bairro etc.  Pode ser utilizada para desenvolver uma imagem duradoura para um produto ou para estimular vendas rápidas, como a do anúncio de liquidação de uma loja. Contudo, é preciso medir os benefícios e os custos. Comumente, a propaganda alcança com eficácia maior número de compradores, mas algumas formas de propaganda (anúncios na televisão) podem exigir um orçamento maior enquanto outras formas (anúncios em jornais) podem ser feitas com um orçamento e qualidade menor.

 

 

Y Promoção de vendas: todas as atividades de Marketing que visam à produção de incentivos para estimular o consumo em curto prazo. Envolve atividades como o envio de cupons, distribuição de brindes e descontos em preço. O uso de cupons e distribuição de brindes oferecem o benefício de chamar a atenção do consumidor, estimular o retorno através de um presente. O objetivo está em atrair uma resposta mais forte e rápida do comprador.  

 

 

Y Publicidade: toda forma de comunicação não paga, em que o receptor consegue menções positivas de seus produtos e serviços em meios de comunicação como o jornal, rádio e televisão.

 

 

Y Vendas pessoais: forma de comunicação de caráter pessoal, em que o emissor interage com receptor para promover seus serviços, idéias ou produtos. É a ferramenta mais eficaz em estágios mais avançados do processo de compra, especialmente para aumentar a preferência e a convicção do comprador e levá-lo à ação.

 

 

Y Marketing direto: uso de ferramentas de comunicação de caráter impessoal, como as malas diretas e a Internet para alcançar seus objetivos estratégicos. Para o autor, embora existam muitas formas de Marketing Direto – mala direta, telemarketing, Marketing pela Internet. Tem como características: mensagem privada, personalizada, atualizada e interativa.

Comentários