Preço Relacionado ao Marketing












Y 


Os métodos de definição de preços podem ser classificados em três categorias: baseados em concorrência, demanda e custo.

 

Y Preços baseados no custo: todo preço de um produto deveria ser alto o suficiente para cobrir seus custos de produção (estratégia de sobrevivência de qualquer empresa).

 

Y Precificação por margem (markup): uma margem de lucro em percentual é calculada sobre os custos do produto e adicionada aos mesmos ao final do processo, formando o preço.

Preço de markup = custo unitário /  (1 – retorno sobre vendas desejado) 


Y Preço baseado no concorrente: consiste no ajuste dos preços à realidade da concorrência no mercado. As empresas podem optar por estar com seus preços abaixo (para aumentar as vendas), no mesmo nível (com preços igualados, a empresa busca diferenciar-se dos concorrentes de outras maneiras) ou acima dos concorrentes (quando a empresa acredita oferecer maior valor aos clientes e consumidores que a concorrência), conforme suas necessidades ou imposições da realidade.

 

Y Preço baseado no valor para o cliente: as empresas conhecem bem seus clientes e consumidores e sabem o limite em que estes consideram o preço razoável.

 

Y Preço de referência: preço que os compradores usam para comparar o preço oferecido de um produto ou serviço. Os consumidores têm um preço ou uma faixa de preços em mente para aquilo que algo deve custar.  

 

Preço em cada estágio do ciclo de vida do produto:

 

Y Introdução (geralmente o preço é alto para recuperar os  investimentos, ou as vezes é baixo para construir demanda rapidamente);

 

Y Crescimento (o preço fica um pouco alto por causa da alta demanda);

 

Y Maturidade (o preço fica mais baixo, devido a intensa concorrência);

 

Y Declínio (os preços ficam baixos, para vender o que resta do estoque, ou alto, para servir a um mercado de nicho).

 


Políticas que as empresas podem optar para associar o preço à qualidade do produto: preço premium, preço baseado na concorrência, preço de economia.

 

Y Preço premium: preço maior que o da concorrência; adequado para produtos cuja qualidade superior é facilmente percebida pelos consumidores; se os consumidores não perceberem desta forma, a marca ganha apenas fama de cara.


Y Preço baseado na concorrência: para produtos cuja qualidade é percebida como semelhante à dos concorrentes; preços ficam levemente abaixo da concorrência; empresas podem optar por adicionar serviços grátis como diferenciação; deve-se evitar guerra de preços.


Y Preço de economia: produtos para segmento de mercado composto por pessoas que buscam diminuir seus custos monetários e que não priorizam os benefícios funcionais, pessoais etc.


Preços psicológicos: consistem do ajuste feito para aumentar o apelo do produto, os preços ficam mais atraentes.

 

Y Técnicas mais comuns de Preços Psicológicos: Preço por prestígio; Preço não-arredondado; Preço de pacote.


Y Preço por prestígio: Estabelecer preços elevados para apresentar imagem de alta qualidade. Exemplo, iates.


Y Preço não-arredondado: Estabelecer preços um pouco abaixo de um número redondo, como R$ 1,99, R$ 3,99 etc.


Y Preço de pacote: Oferta de vários produtos num pacote por um preço único.

 

Composição de preço de um produtoPreço = custo + margem de lucro . Preço (Maestria mercadológica) = margem de lucro + custo ( Maestria operacional)


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