Preço Relacionado ao Marketing
Y
Os métodos
de definição de preços podem ser classificados em três categorias: baseados em
concorrência, demanda e custo.
Y Preços
baseados no custo: todo preço de um produto deveria ser alto o suficiente para
cobrir seus custos de produção (estratégia de sobrevivência de qualquer
empresa).
Y Precificação por margem (markup): uma margem
de lucro em percentual é calculada sobre os custos do produto e adicionada aos
mesmos ao final do processo, formando o preço.
Y Preço
baseado no concorrente:
consiste no ajuste dos preços à realidade da concorrência no mercado. As
empresas podem optar por estar com seus preços abaixo (para aumentar as vendas),
no mesmo nível (com preços igualados, a empresa busca diferenciar-se dos
concorrentes de outras maneiras) ou acima dos concorrentes (quando a empresa
acredita oferecer maior valor aos clientes e consumidores que a concorrência),
conforme suas necessidades ou imposições da realidade.
Y Preço
baseado no valor para o cliente: as empresas conhecem bem seus
clientes e consumidores e sabem o limite em que estes consideram o preço
razoável.
Y Preço de referência: preço que os
compradores usam para comparar o preço oferecido de um produto ou serviço. Os
consumidores têm um preço ou uma faixa de preços em mente para aquilo que algo
deve custar.
Preço em cada estágio do ciclo de vida do produto:
Y Introdução (geralmente
o preço é alto para recuperar os investimentos, ou as vezes é baixo para
construir demanda rapidamente);
Y Crescimento (o
preço fica um pouco alto por causa da alta demanda);
Y Maturidade (o
preço fica mais baixo, devido a intensa concorrência);
Y Declínio (os
preços ficam baixos, para vender o que resta do estoque, ou alto, para servir a
um mercado de nicho).
Políticas que as empresas podem optar para
associar o preço à qualidade do produto: preço premium, preço baseado na
concorrência, preço de economia.
Y Preço premium: preço maior que o da
concorrência; adequado para produtos cuja qualidade superior é facilmente
percebida pelos consumidores; se os consumidores não perceberem desta forma, a
marca ganha apenas fama de cara.
Y Preço baseado na concorrência: para
produtos cuja qualidade é percebida como semelhante à dos concorrentes; preços
ficam levemente abaixo da concorrência; empresas podem optar por adicionar
serviços grátis como diferenciação; deve-se evitar guerra de preços.
Y Preço de economia: produtos
para segmento de mercado composto por pessoas que buscam diminuir seus custos
monetários e que não priorizam os benefícios funcionais, pessoais etc.
Preços
psicológicos: consistem do ajuste feito para aumentar o apelo do produto, os
preços ficam mais atraentes.
Y Técnicas mais comuns de Preços Psicológicos: Preço por
prestígio; Preço não-arredondado; Preço de pacote.
Y Preço por prestígio: Estabelecer
preços elevados para apresentar imagem de alta qualidade. Exemplo, iates.
Y Preço não-arredondado: Estabelecer
preços um pouco abaixo de um número redondo, como R$ 1,99, R$ 3,99 etc.
Y Preço de pacote: Oferta de
vários produtos num pacote por um preço único.
Composição de preço de um produto: Preço = custo + margem de lucro
. Preço (Maestria mercadológica) = margem de lucro + custo ( Maestria
operacional)
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