Ex. de Ferramenta 5W2H , BSC

Plano de Ação (5W2H) é uma ferramenta útil para determinar responsabilidades e prazos. Os “w” representam: why (por quê?), what (o quê?); where (onde?), when (quando) e who (quem?). Os “h” significam how (como?) e how much (quanto custa?). Dessa forma, respondendo essas questões fica fácil organizar as melhorias.



BSC

Trata-se de ferramenta gerencial criada por Kaplan e Norton

 

Propõe uma forma sistemática de medir a eficácia das estratégias organizacionais que, uma vez implementadas, deverão conduzir a organização rumo à sua visão. E essa eficácia (ou ineficácia) tem de ser percebida em tempo real.

 

O BSC, como uma ferramenta de acompanhamento de desempenho estratégico, diferencia-se dos instrumentos convencionais, primeiro porque busca acompanhar os resultados durante todo o processo e não apenas no fim, exigindo uma malha de sistema informatizado que garanta dados consistentes em tempo real. Em segundo lugar, vai além de indicadores financeiros costumeiros, sendo indicado ao setor público, pois procura acompanhar outras medidas não econômicas, como indicadores de satisfação do usuário

 

BSC focou aspectos de planejamento subdivididos nas seguintes perspectivas:

 

ü    Sociedade ( Cliente / cidadão): vetorização das ações estratégicas para atendimento das necessidades de internacionalização das empresas. Aspectos, como tempo, qualidade, desempenho e serviço são os principais fatores avaliados pelo cliente e, por conseguinte, pelo sistema de BSC.

Exemplos de indicadores, temos:

- participação no mercado;

- retenção de clientes;

- aquisição de novos clientes;

- satisfação dos clientes;

- rentabilidade dos clientes;

- relacionamento com clientes; e

- imagem e reputação.

 

ü    Processos internos: gestão dos processos de trabalho, que envolve atividades internas e melhorias contínuas.

Exemplos de indicadores, temos:

- Qualidade das atividades: proporção das atividades que agregam valor em relação àquelas que não agregam.

- Processo de manufatura: excelência no custo unitário, flexibilidade, tempo de produção e produtividade.

- Processo de introdução de novos produtos: relação entre o tempo realizado versus o tempo planejado para introdução de um novo produto.

- Processo de logística: entrega de produtos no menor tempo possível e com menor custo.

 

ü    Aprendizado e crescimento: desenvolvimento e capacitação gerencial dos colaboradores, da infraestrutura e dos recursos internos, da tecnologia e da gestão do conhecimento. Por meio de indicadores que registram mudanças qualitativas na organização, o BSC informa ao gestor quanto a organização tem evoluído. Exemplos de indicadores, temos:

- Capacidade dos funcionários: satisfação dos funcionários; retenção de funcionários; e produtividade dos funcionários.

- Capacidades dos Sinstema de Informatica .

- Motivação e alinhamento.

 

 

ü    Financeira e orçamentária: priorização dos recursos financeiros e orçamentários para realização de seus objetivos e ações estratégicas.

Como exemplos de indicadores financeiros, temos:

- Sobrevivência: fluxo de caixa.

- Crescimento: aumento da receita; lucro operacional; retorno sem investimento; redução de custos; melhoria da produtividade; e incremento e utilização dos ativos.

- Desenvolvimento: aumento da participação de mercado; valor do acionista; e valor econômico agregado.



Comentários