Acidente de trabalho






Acidente de trabalho

É aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, podendo causar morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Também é considerado o acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa e as doenças provocadas pelo tipo de trabalho desempenhado. É um fato não premeditado do qual resulta dano considerável.

 

 

Em todo acidente do trabalho estão presentes os seguintes elementos:

• O agente: é definido como o objeto ou substância (a máquina, o local ou o equipamento que poderiam ser adequadamente pro­tegidos) relacionados diretamente, com a lesão, ex. a prensa, a mesa, o martelo, a banheira etc.

• A parte do agente: é a parte do agente que está associada diretamente ou relacionada com a lesão, como o volante, o pé da mesa, o cabo do martelo, o piso da banheira etc.

• A condição insegura: é a condição física ou mecânica, existente no local, na máquina, no equipamento ou na instalação que leva à ocorrência do acidente.

• O tipo de acidente: é a forma ou o modo de contato entre o agente do acidentado ou, ainda, o resultado desse contato, como batidas, tombos, escorregões, choques etc.

• O ato inseguro: é a violação de procedimento aceito como segu­ro, ou seja, deixar de usar equipamento de proteção individual, distrair-se ou conversar durante o serviço etc.

• O fator pessoal de insegurança: qualquer característica, deficiência ou alteração mental, psíquica ou física que permite o ato inseguro.

 

 

Os acidentes no trabalho são classificados da seguinte forma:

-acidente sem afastamento,

- acidente com afastamento e

-morte.

 

Além de prejuízo monetário, o principal dano que a organização poderá sofrer com vários acidentes de trabalho é o prejuízo psicológico de seus funcionários, que afetará a produtividade e o clima organizacional. 

 

 

Em uma organização prevenir acidentes, desvios de conduta, problemas precoces e comportamentos de risco, pode significar a economia de recursos, redução do absenteísmo, redução de gastos com saúde etc.

 

 

Medidas para controle e avaliação dos acidentes-

• o Coeficiente de Frequência (CF): significa o número de acidentes com afastamento ocorrido em cada milhão de homens/horas trabalhadas durante o período considerado. CF = nº de acidentes com afastamento x 1.000.000 / nº de homens/horas trabalhadas.

• Coeficiente de Gravidade (CG): significa o número de dias perdidos e computados em cada milhão de homens/horas trabalhadas, durante o período de tempo considerado. 

GC = (dias perdidos + dias computados) x 1.000.000 / nº de homens/horas trabalhadas.

 Ambos os coeficientes são utilizados em quase todos os países, permitindo comparações internacionais ao lado de comparações entre ramos diferentes de indústrias.

 

 

Como prevenir acidentes - Todo programa de prevenção de acidentes focaliza duas atividades básicas: eliminar condições inseguras e reduzir atos inseguros. 

Para a eliminação de condições inseguras, a partir do desenho de cargos, os engenheiros devem preocupar-se em eliminar ou reduzir os riscos dos ocupantes. Utilizam-se:  

- Mapeamento das áreas de risco 

- Análise profunda dos acidentes 

- Apoio irrestrito da alta administração 

Para reduzir atos inseguros, o gestor pode lançar mão de:  

- Processo de seleção de pessoal 

- Comunicação interna e treinamento 

- Reforço positivo


A maior parte dos acidentes é provocada por causas que podem ser identificadas e removidas, para que não continuem provocando novos acidentes. 

 


O Plano de atendimento Emergencial –  PAEé um conjunto de serviços elaborado para ajudar os empregados a resolver problemas pessoais, apresentando como um recurso importante para o empregado lidar com problemas dentro e fora do ambiente de trabalho, antes que se tornem problemas maiores e afetem sua produtividade. Quando o trabalhador consegue resolver seus problemas pessoais, seus dilemas não afetam a organização, gerando problemas coletivos. O PAE ajuda a manter um ritmo regular de produtividade de setores, equipes e da organização.

 


Os acidentes de trabalho constituem-se num problema social que:

-  afeta diretamente os trabalhadores e seus familiares, pelas lesões sofridas ou pela perda da vida no trabalho.

- afeta a sociedade, pelos custos relacionados às consequências desses acidentes e

- transformam a vida dos incapacitados pois se tornam pessoas portadoras de deficiência física e acabam não encontrando recolocação no mercado de trabalho.


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