Tipos de mercados








Tipos de mercados: consumidor e organizacional ou de negócios

Y Mercados de bens de consumo: constituídos de famílias e indivíduos que adquirem produtos e serviços para consumo pessoal.

Y Mercados de negócios: constituídos de organizações que compram bens e serviços a serem usados na produção de outros produtos ou na prestação de serviços que são revendidos, alugados ou fornecidos para outras pessoas ou outras organizações. 


Tipos de Mercados de negócios: empresarial, institucional, governamental e revendedor.

Y Mercado de negócios empresarial: constituído de empresas industriais e empresas de serviços.

Y Mercado de negócios institucional: constituído de escolas, hospitais, casas de repouso, prisões e outras instituições que fornecem bens e serviços às pessoas que estão sob seus cuidados.

Y Mercado de negócios governamental: constituído de governos municipais, estaduais e federais, autarquias e sociedades mistas.



Características- Monopólio - Concorrência monopolística- Oligopólio- Concorrência perfeita- Mercado monopsônio

 

Monopólio- Domina um fornecedor de determinado produto ou serviço; não há nenhum substituto; preços são controlados por governos e /ou agências reguladoras; preços refletem acordos sobre remuneração justa do capital investido. Exemplos: energia elétrica; gás encanado; telefonia fixa antes da telefonia celular; transporte rodoviário.

 

Concorrência monopolística Quando existem vários fornecedores, mas apenas uma ou poucas empresas oferecem variedades exclusivas; consumidores são divididos em segmentos que valorizam diferentes atributos nos produtos; é difícil estabelecer comparação ou realizar a substituição. Exemplo: diversos setores da moda; carros de luxo; cursos de pós-graduação.

 

Oligopólio Poucos fornecedores dominam o mercado; cada um influencia o mercado,  mas nenhum detém total controle; quando alguém abaixa o preço para ganhar mercado, todos seguem, e isto gera perda na indústria; inclinação a fazer acordos para estabelecimento conjunto de preço (cartel). Exemplo: montadoras de automóveis; distribuição de combustíveis, cimento.

 

Concorrência perfeita Mercado é formado por inúmeros fornecedores e compradores com características bem similares; baixo custo para mudança de fornecedor, nenhuma empresa é capaz de influenciar significativamente o mercado.

 

Mercado monopsônio Existe um único comprador e diversos fornecedores; preços definidos em licitação (ganha o menor preço). Exemplo: equipamentos de forças armadas.

 


Comentários