Tipos de mercados
Tipos de mercados: consumidor e organizacional ou de negócios
Y
Mercados de
bens de consumo: constituídos de famílias e indivíduos que adquirem produtos e
serviços para consumo pessoal.
Y Mercados de negócios: constituídos de organizações que compram bens e serviços a serem usados na produção de outros produtos ou na prestação de serviços que são revendidos, alugados ou fornecidos para outras pessoas ou outras organizações.
Tipos de Mercados de negócios: empresarial, institucional, governamental e revendedor.
Y
Mercado de
negócios empresarial: constituído de empresas industriais e empresas de serviços.
Y
Mercado de
negócios institucional: constituído de escolas, hospitais, casas de repouso,
prisões e outras instituições que fornecem bens e serviços às pessoas que estão
sob seus cuidados.
Y
Mercado de
negócios governamental: constituído de governos municipais, estaduais e
federais, autarquias e sociedades mistas.
Características-
Monopólio - Concorrência
monopolística- Oligopólio- Concorrência perfeita- Mercado monopsônio
Monopólio- Domina um fornecedor de
determinado produto ou serviço; não há nenhum substituto; preços são controlados por governos e /ou agências
reguladoras; preços refletem acordos sobre remuneração justa do capital
investido. Exemplos: energia elétrica; gás encanado; telefonia fixa antes da
telefonia celular; transporte rodoviário.
Concorrência monopolística Quando existem vários
fornecedores, mas apenas uma ou poucas empresas oferecem variedades exclusivas; consumidores são divididos em
segmentos que valorizam diferentes
atributos nos produtos; é difícil estabelecer comparação ou realizar a substituição. Exemplo: diversos setores da moda; carros
de luxo; cursos de pós-graduação.
Oligopólio Poucos fornecedores dominam
o mercado; cada um influencia o mercado, mas nenhum
detém total controle; quando alguém abaixa o preço para ganhar mercado, todos seguem, e isto gera perda na
indústria; inclinação a fazer acordos para
estabelecimento conjunto de preço (cartel). Exemplo: montadoras de
automóveis; distribuição de
combustíveis, cimento.
Concorrência perfeita Mercado é formado por
inúmeros fornecedores e compradores com características bem similares; baixo
custo para mudança de fornecedor, nenhuma empresa é capaz de influenciar
significativamente o mercado.
Mercado monopsônio Existe um único comprador e
diversos fornecedores; preços definidos em licitação (ganha o menor preço).
Exemplo: equipamentos de forças armadas.
Comentários
Postar um comentário