Fayolismo







Fayol

Entre as grandes contribuições de Fayol:

-Identificação das funções empresariais como o conjunto de operações que toda a empresa possui (função técnica, função comercial, função financeira, função de segurança, função de contabilidade e função administrativa), 

- 14 Princípios Gerais da Administração, foram importantes para que as organizações adaptassem e fossem competitivas em sua época.


Principais críticas à sua obra:

- concepção da organização com ênfase exagerada na estrutura;

- insistência pela utilização da unidade de comando e

- centralização da autoridade.

 

Fayolismo é uma teoria do Modelo Clássico que se caracteriza pela ênfase na estrutura organizacional e pela busca da máxima eficiência, observando o comportamento dos empregados a partir do topo da pirâmide organizacional e encarando a organização como um sistema fechado, centralizada e gerenciada a partir de 14 princípios básicos.

 





Fayolismo - Muito do que aplicamos hoje nas organizações, como técnicas de gestão e planejamento administrativo, está consolidado a partir dos esforços de Henry Fayol, como organização do trabalho na primeira parte do século XX.

Fayol desenvolveu um conjunto de "Princípios de Administração Geral" que considerava útil para toda situação administrativa, em qualquer tipo de empresa.

A partir da Primeira Guerra Mundial, o Fayolismo adquiriu impulso e popularidade, tornando-se conhecido como uma escola de chefes.

Comentários