Técnicas de Amostragem
Técnicas de Amostragem
Amostragem aleatória simples - é o processo mais comumente usado. É uma amostra de elementos retirados ao acaso da população, isto é, cada indivíduo é escolhido, completamente ao acaso e cada membro da população tem a mesma probabilidade se ser incluído na amostra.
Amostragem aleatória sistemática - é uma variação da amostragem
aleatória simples, conveniente quando a população está ordenada, como por
exemplo em uma lista telefônica.
Amostragem estratificada- consiste em especificar quantos elementos da amostra serão retirados em cada grupo. Algumas vezes a população se divide em sub populações, logo é razoável supor que, de grupo para grupo , a um comportamento diferente , mas dentro do mesmo grupo há um comportamento razoavelmente homogêneo. Ex. a população é dividida por idade.
Amostragem por conglomerados (área) - Pode selecionar apenas alguns desses conglomerados para realizar o estudo. As unidades de amostra é o grupo. Estes conglomerados podem ser ruas, bairros ou empresas
Amostragem não probabilística - a amostra é escolhida por um processo que não dá a todos os indivíduos as mesmas chances de serem selecionados.
Amostragem por conveniência
Sem muito critério de controle com o perfil da amostra. É feita pelos participantes que o pesquisador tem maior acesso. Devem usadas em pesquisas que buscam conclusões gerais e não ha uma certeza prévia do perfil de seus respondentes.
Amostragem por julgamento
Busca pessoas que possuem características definidas previamente para sua amostra. as pessoas podem ser selecionadas por suas características visuais, por frequentarem algum lugar que interessa a amostra ou até pessoas que têm comportamentos que se encaixam às características pré-selecionadas. Usada para pesquisas menores ou nas pré pesquisas.
Amostragem por
cotas
Seleciona proporcionalmente pessoas com semelhantes características de uma população. Ou seja o pesquisador define classes populacionais e em seguida, define a proporção da população para cada classe. Usada em situações onde não se tem muita informação sobre características populacionais para fazer uma técnica probabilística, mas conhece o suficiente para criar classes. Usada em pesquisas de mercado, pesquisas eleitorais e de opinião pública. Apresenta maior rigor dentro do conjunto dos métodos não probabilísticos.
Amostragem bola de
neve
A última pessoa entrevistada indica ou convida uma próxima
para participar do questionário, fazendo com que a amostragem se comporte como
uma bola de neve.
-Amostra linear
- Cada indivíduo indica um participante
-Amostra exponencial- Cada indivíduo indica 2 ou mais pessoas
Amostragem
desproporcional
A amostra desproporcional é usada quando há grupos e subgrupos que geram resultados com pesos diferentes em uma pesquisa.
Amostragem
por auto-seleção
Os
participantes voluntariamente solicitam participar da pesquisa. Isso geralmente
acontece em pesquisas onde a coleta de dados é feita online (ex: google survey ou survey
monkey) e também em estudos sobre novos medicamentos.
Comentários
Postar um comentário