Contabilidade

 

Contabilidade é considerada uma ciência social

 

Além do controle, a Contabilidade Geral possibilita o planejamento do [Futuro], pois com informações contábeis pode-se traçar o perfil da [Empresa], saber qual a sua capacidade [Financeira], desempenho [Operacional], possibilidade de expansão e desenvolvimento, entre outros.

 

Usuários da Contabilidade -  São grupos formados por pessoas que se interessam em avaliar a situação patrimonial de uma empresa.

 

Usuários externos aqueles diretamente relacionados às atividades rotineiras da empresa e que utilizam dados contábeis em suas funções

 

Usuários internos aqueles diretamente relacionados às atividades rotineiras da empresa e que utilizam dados contábeis em suas funções.

 

Fornecedores se interessam pela contabilidade da empresa porque necessitam saber se a empresa terá dinheiro para pagar as duplicadas parceladas derivadas das operações comercias entre a empresa e seus fornecedores.

 

O objeto de estudo da Contabilidade, como ciência, é o Patrimônio

 

Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade.

 

BENS São coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis de avalição econômica. Para o ponto de vista contábil, bem é tudo o que uma empresa possui, seja para uso, troca, consumo ou venda.

 

DireitosReceber.-  são todos os valores que uma empresa tem a receber. Normalmente, os direitos aparecem registrados com o nome do elemento (quase sempre um documento) acrescido da expressão a Receber.

 

 Obrigações - Pagar - são todos os valores que uma empresa tem a pagar. Normalmente , as obrigações são registradas utilizando-se o nome do elemento (quase sempre um documento). 

 

No lado esquerdo, colocamos os bens e os direitos – Ativo - elementos positivos da empresa – Aplicações

No lado direito, colocamos as obrigações – Passivo - elementos negativos - Origens de recursos

 

 

Patrimônio Liquido - Esse quarto grupo corresponde exatamente à diferença entre o Ativo (bens e direitos) e o Passivo (obrigações), e será colocado no lado do Passivo para assegurar a igualdade entre os dois lados.  Participa da Origens dos recursos . Composto por - Capital Social, Reservas e Lucros ou Prejuízos Acumulados.

 

Capital Social – Representa a importância em dinheiro ou bens e direitos que uma pessoa jurídica possui ao iniciar suas atividades.

 

Reservas e Lucros ou Prejuízos Acumulados – São elementos que representam partes ou o total do resultado apurado pela empresa no final de um exercício social.

 

Situação Líquida Positiva ocorre quando o valor dos bens e direitos é maior que o valor das obrigações.

 

Situação Líquida negativa (Passivo a descoberto) ocorre quando o valor dos bens e direitos é menor que o valor das obrigações.

 

Situação Líquida nula ocorre quando o valor dos bens e direitos é exatamente igual aos valores das obrigações.

 

Conta é o nome técnico dado aos componentes patrimoniais (bens, direitos, obrigações e Patrimônio Líquido) e aos elementos de resultado (Despesas e Receitas)

 

Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

 

Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância

 

Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

 

Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

 

Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

 

Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

 

Atos Administrativos são aqueles acontecimentos que não provocam alterações nos elementos patrimoniais da empresa, portanto não necessitam ser contabilizados, como por exemplo: um relatório, remessa de duplicatas para cobrança, etc.

 

Fatos Administrativos provocam alterações nos elementos do patrimônio e precisam ser contabilizados, exemplo disso são: pagamento de impostos, compra de materiais, recebimento de vendas, etc.

Comentários