Estoque - Fichas sobre cálculos do estoque ( Médio, Mínimo, Máximo, Final, Inicial , pedido... )





Controle da entrada e da saída de matéria prima e produtos ( quantidade, localização, validade, custo da armazenagem )...

 

Fichas sobre cálculos do estoque ( Médio, Mínimo, Máximo, Final, Inicial , pedido... )   






A função de cálculo do lote econômico de compras (LEC) é derivada de duas equações. Essas equações são as de custos de estocar e do pedido



A técnica LEC - Lote Econômico de Compras - é usada para dimensionar lotes de compra para itens de demanda constante e de boa previsibilidade. O cálculo do LEC é baseado em 2 importantes componentes de custo na gestão de estoques, o custo de aquisição e o de armazenagem, formando o custo total de estoque de um determinado item.

Usualmente, representam-se esses custos através de curvas, que variam de acordo com o tamanho Q do lote de compras. O gráfico que descreve adequadamente os custos é:



Legenda:

I - Custo Total

II - Custo de Armazenagem

III - Custo de Aquisição

 

 

  

 

Uma das funções da administração de compras é definir as especificações de compras: qualidade certa, quantidade certa e entrega certa.

Então uma das ferramentas disponíveis para auxiliar na determinação das quantidades é o cálculo do lote econômico de compras (LEC), representado pela equação:

      


                Onde:

Co = custo do pedido

Ci = taxa anual de manutenção de estoques

D = Volume de vendas anuais

U = Custo unitário do produto

O uso do LEC fundamenta-se em alguns pressupostos, como o dos  custos com a preparação de pedidos e os custos de armazenagem de estoques que são constantes e conhecidos.

 

 


































Para executar uma estratégia de concentração (consolidação) de volumes, o departamento de compras deverá  utilizar uma quantidade reduzida de fornecedores.


Comentários

Postar um comentário