Planejamento e Planos
Planejamento Estratégico Empresarial
Feita pelas áreas da empresa que possuem uma visão macro do negocio - alta administração.
Foco de 5 a 10 anos - longo prazo.
Ex. Ferramentas que auxiliam - matriz SWOT e 5W2H . ERP (tecnologia)
Etapas do Planejamento
-Análise da empresa- ex. Brainstorming
-Diretrizes Estratégicas - missão ( porque existimos), Visão (onde vamos) e Valores ( como somos).
-Analisar fatores internos e externos da organização. Ex Matriz de SWOT ou FOFA
-Estabelecer planos de ação - Ex 5W2H
-Definir objetivos e metas - plano de ação.
Planejamento Tático
Gerentes
Definição das principais ações por departamento
Visão por unidade de departamento
Prazo de 1 a 3 anos - Médio.
Planejamento Operacionais
Supervisores
Visão por Tarefa
Prazo de 3 a 6 meses - curto
Ex. de ferramenta - 5W2H e ERP
Definição de objetivos

Planejamento Financeiro Empresarial
Faz parte do plano de negócios de uma empresa
Definir metas
Estabelecer um plano de ação
Estabelecer o orçamento
Ferramenta
- Matriz SWOT - Forças , fraquezas, oportunidades e ameaças
- Ciclo PDCA ou Shewhart ou Deming - P - Plan - planejar ; D - do - fazer; C - Check - checar; A - Act - agir
- 5W2H - what - o que; - who - quem; when - quando; why - como; where - onde; how - como; how much quanto.
Ex. de alguns Indicadores
- Margem Bruta = Lucro bruto/ Receita Total x 100 - informações do DRE
- Margem Líquida = Lucro Líquido / Receita total x 100 - informações do DRE
- Margem de custo = (Custo total / receita total) x 100 - informações do DRE
-Liquidez corrente = Ativo Circulante/Passivo Circulante - Informações do Balanço Patrimonial
- ROI - (Ganho obtido - Investimento) / Investimento Inicial
- Ponto de equilíbrio - poder ser contábil, financeiro ou econômico
Ponto de equilíbrio contábil - custo e despesas fixas / índice da margem de contribuição
Ponto de equilíbrio financeiro - despesa e custo fixo - despesas não desembolsáveis / margem de contribuição
Ponto de equilíbrio econômico = (custo e despesas fixas + custo de oportunidade)/ margem de contribuição.
Plano de ação é um documento usado para fazer um planejamento de trabalho necessário para alcançar os resultados desejados ou na resolução de problemas, com informações como objetivos, ações e responsáveis com suas respectivas datas de entregas, o que possibilita o monitoramento das atividades realizadas.
Comentários
Postar um comentário