Tipo de estoque
Tipo de estoque
Gráfico de Estoque
Nesse gráfico não há estoque mínimo. O reabastecimento só ocorre quando o estoque chega à zero. Repare que o estoque nunca ultrapassa 100, logo esse é o estoque Máximo.
Gráfico de Ruptura
Esse triangulo que se formou pintado de amarelo indica a ruptura. Indica o quanto a empresa precisou do estoque no período e o quanto deixou de ganhar com sua produção.
Reposição ou Lead Time - Tempo que vai desde a constatação da necessidade de se adquirir um material até a sua efetiva chegada ao almoxarifado da empresa.
Deve ser levado em consideração o tempo e processamento do pedido (fornecedor) e o recebimento pela empresa.
Consumo Médio Quantidade de produto consumido por unidade de tempo pela empresa. Por isso multiplicamos pelo tempo de reposição.
· Segurança ou Mínimo
Margem de segurança que a empresa tem para se proteger de atrasos na reposição de produtos ou mátria prima, ou aumentos imprevistos da demanda.
Fixado em função das variações no consumo, no tempo de atendimento e no nível de serviço que a empresa deseja. Intimamente ligado à demanda e velocidade de reposição de um determinado material.
Comparando com o gráfico do estoque a cima, vemos que o estoque mínimo deslocou para cima e para esquerda o gráfico. O reabastecimento ocorre quando atinge a quantidade estipulada pelo estoque mínimo. Aqui são 20.
Formula = Estoque mínimo = consumo médio mensal x fator de segurança (nível de segurança que a empresa adota)
Ex se a empresa desejar manter um estoque de segurança capaz de suprir metade da sua produção logo K = 50%, se ela achar que 75% K = 75%. Se a empresa contentar com 10%, K= 10%.
Ex – consumo no caso aqui são 100 unidades. A empresa quer adotar 20% desse estoque. Logo
Estoque mínimo = 100 x 0,2 = 20
Outra forma de estabelecer esse estoque mínimo é pelo tempo de reposição.
Nesse caso teríamos 100 unidade, 4 dias para reposição logo usamos a formula Estoque mínimo = raiz quadrada de 100x 4 = 20 unidades.
Ponto de Ressuprimento - Quantidade determinada para que ocorra o acionamento da solicitação do Pedido de Compra. Também chamamos de Estoque Mínimo.
Logo estoque Mínimo é = ressuprimento grosso modo.
Pois o ressuprimento trabalha com a variável - quantidade em estoque
Ponto de Pedido - É o momento de fazer um novo pedido de compra, em função do consumo médio, do tempo de reposição e do estoque mínimo.
Determinado a partir do lead time- reposição do Fornecedor e estoque de segurança.
Formula:
Ponto do pedido (PP) = Consumo Médio X Tempo de Reposição + Estoque Mínimo.
Com esta quantidade, a empresa deve ser capaz de continuar a produzir até que os novos produtos encomendados cheguem
Pensamento do estoque de segurança – cobrir a flutuação da demanda e o tempo maior de entrega ( lead time)
· Sazonal – Antecipação – Atende a uma demanda futura conhecida ou previsível. Estoque sendo armazenado em antecipação ao fornecimento. Ex. datas comemorativas como dia das mães , Natal, dia dos namorados, e outras datas que ocorrerão.
· Ciclo - Tamanho de lote – Comprar para aproveitar o preço e o transporte. Compra maior que a demanda imediata. O pedido de compra as vezes tem um mínimo a ser pedido. Isso gera um estoque , logo deve ser ter em conta a capacidade de armazenamento e o custo. Atento ao LEC.
· Estoque Compensatório: estoque formado para a garantia de melhores preços quando temos incerteza no cenários - há oscilação ou flutuação dos preços.
· Transporte ou estoque em trânsito – em movimento – é quando temos a transferência de materiais de um armazém para outros armazém da empresa.
Comentários
Postar um comentário