QUAIS AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OBRIGATÓRIAS?

 

QUAIS AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OBRIGATÓRIAS?

Balanço Patrimonial (BP) – Demonstra os bens, direitos e obrigações da empresa em determinada data. Demonstração contábil fundamental constituída de duas partes:  a coluna do lado esquerdo, denominada Ativo, a coluna do lado direito, denominada Passivo e Patrimônio Líquido. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação da empresa.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) Demonstra as receitas, despesas e o lucro ou prejuízo da empresa em determinado período. A demonstração do resultado do exercício (DRE) é um resumo das receitas e despesas da empresa em determinado período. É  utilizado para analisar o desempenho financeiro anual de um negócio. Ou seja, ao final do exercício financeiro, a empresa terá calculado suas receitas e despesas. E, a partir desses dados, apurar o resultado do exercício que vai indicar se ela obteve lucro ou prejuízo.

Receita é maior que as despesas = lucro.

Receitas menores que as despesas =prejuízo.

 

Demonstração do Resultado Abrangente (DRA) – Demonstra outros resultados da empresa, mas que foram contabilizados no Patrimônio Líquido.

 

Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA) – Demonstra as movimentações e destinações dos lucros e prejuízos da empresa em determinado período.

 

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) – Demonstra as movimentações ocorridas no Patrimônio Líquido da empresa em determinado período.

 

Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) – Demonstra as entradas e saídas de recursos financeiros em determinado período.

 

Demonstração do Valor Adicionado (DVA) – Demonstra a geração e distribuição de riqueza nos diversos processos da empresa durante o período.

 

Notas Explicativas (NE) – É um relatório complementar que detalha as composições das contas e os critérios adotados na preparação das demonstrações contábeis como um todo

Comentários