Ciclo ou Estágios de Vida do Produto: Introdução; Crescimento; Maturidade; e Declínio.











Ciclo ou Estágios de Vida do Produto: Introdução; Crescimento; Maturidade; e Declínio.

Y Introdução: as vendas começam lentamente; custos são altos; foco na demanda primária; lucros negativos; pouca concorrência; cuidado com a patente e com o comprometimento dos revendedores.


Y Crescimento: as vendas sobem rapidamente; lucros são maiores; aumenta produção e distribuição; maior concorrência; foco na demanda secundária.


Y Maturidade: produto é conhecido; estágio mais demorado do produto; crescimento lento das vendas, chegando a cair; alta concorrência; lucros estabilizados; preços começam a cair; muito gasto com promoção de vendas; deve-se buscar novos mercados.

Buscar novos mercados.  

- Modificações do mercado: converter não-usuários, entrar em novos segmentos de mercado, aliciar os clientes dos concorrentes.

 - Modificações do produto: alterar o produto através de melhorias da qualidade, melhorias nas características e melhorias no estilo.

 - Modificações do composto de marketing: preços, distribuição, propaganda, promoção de vendas, vendas pessoais, serviços


Y Declínio: as vendas caem (produtos estão defasados, há mudanças de valores sociais); deve-se buscar novos mercados ou novos usos); há três opções: revitalizar, atender nicho de mercado ou morrer.


Comentários