Ciclo ou Estágios de Vida do Produto: Introdução; Crescimento; Maturidade; e Declínio.
Y
Introdução: as vendas
começam lentamente; custos são altos; foco na demanda primária; lucros
negativos; pouca concorrência; cuidado com a patente e com o comprometimento
dos revendedores.
Y
Crescimento: as vendas
sobem rapidamente; lucros são maiores; aumenta produção e distribuição; maior
concorrência; foco na demanda secundária.
Y Maturidade: produto é conhecido; estágio mais demorado do produto; crescimento lento das vendas, chegando a cair; alta concorrência; lucros estabilizados; preços começam a cair; muito gasto com promoção de vendas; deve-se buscar novos mercados.
Buscar novos mercados.
- Modificações do mercado: converter não-usuários, entrar em novos segmentos de mercado, aliciar os clientes dos concorrentes.
- Modificações do produto: alterar o produto através de melhorias da qualidade, melhorias nas características e melhorias no estilo.
- Modificações do composto de marketing: preços, distribuição, propaganda, promoção de vendas, vendas pessoais, serviços
Y
Declínio: as vendas
caem (produtos estão defasados, há mudanças de valores sociais); deve-se buscar
novos mercados ou novos usos); há três opções: revitalizar, atender nicho de mercado
ou morrer.
Comentários
Postar um comentário